MULHER DO REINO : O FUNDAMENTO — PROPÓSITO 3
UMA MULHER EXCELENTE
A maioria de nós gosta da palavra excelente. Nem sempre dizemos isso abertamente, mas nossas ações revelam essa nossa preferência. Por exemplo, queremos receber um tratamento médico excelente. Não queremos ouvir um médico dizer que não sabe qual é o nosso problema e que gostaria de nos submeter a uma cirurgia para descobrir o que há de errado conosco. Quando se trata de bem-estar físico, queremos um médico que saiba o que está fazendo. Queremos um médico excelente.
Quando vamos a um restaurante, não queremos um prato com ingredientes misturados ao acaso. Queremos que a refeição seja preparada com excelência. Não queremos ser atendidos por um garçom que masque chiclete enquanto atira nossa comida na mesa. Queremos um serviço excelente. E é claro que não queremos voar em uma aeronave que não tenha sido fabricada de modo excelente. Não queremos que, antes da decolagem, o comandante diga pelo alto-falante que algumas partes da asa foram coladas com fita adesiva. Isso seria assustador, e a maioria dos passageiros — senão todos — desembarcaria imediatamente. Quando voamos, queremos uma aeronave em excelente estado de conservação.
Quando gastamos dinheiro para comprar um carro, queremos que tenha sido produzido de modo excelente. Não queremos levá-lo à oficina todas as semanas para consertar peças quebradas. Queremos um carro excelente.
Apesar de querermos que tudo o que recebemos seja excelente, nem sempre somos excelentes naquilo que fazemos. No entanto, a mulher do reino entende que sua posição privilegiada exige que ela seja um exemplo de vida mais alto que o estabelecido pela cultura. A mulher do reino sabe que Deus ordena que ela seja uma mulher excelente.
Ser uma mulher excelente significa simplesmente viver da melhor forma possível e dar o melhor que você tem. Quando nos apresentarmos perante Deus no tribunal de Cristo, ele procurará excelência em nós. Lemos isso na carta de Paulo à igreja de Corinto: “Sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um” (1Co 3.13).
No dia em que nos apresentarmos perante Deus, o Senhor não nos perguntará quantas boas ações fizemos por ele, mas julgará a excelência de nosso trabalho. Você costuma oferecer sobras a Deus ou vincula qualidade à sua vida, mesmo nas tarefas seculares que se acumulam na rotina de uma mulher?
Saiba que seus dias são repletos de coisas que as outras pessoas talvez não vejam — coisas que precisam ser feitas, mas pelas quais ninguém agradece, tarefas que não se sobressaem. É fácil não dar atenção à qualidade daquilo que fazemos. Mas Deus quer que você se esforce para atingir um patamar mais alto. Ele deseja excelência em tudo o que você faz. E essa excelência não passará despercebida.
Na história bíblica de Rute, lemos que aquela mulher tinha um trabalho considerado muito simples e rotineiro. Ela viajou com a sogra para uma nova terra. Por ter enviuvado, não tinha dinheiro e nenhuma propriedade e, para ganhar a vida, rebuscava espigas, isto é, recolhia as espigas que os ceifeiros deixavam para trás após a colheita. Provavelmente, Rute nunca imaginou que alguém prestaria atenção ao cuidado que ela dedicava àquele trabalho, mas ela o realizava de modo excelente. E por causa disso — tudo em sua vida mostrava excelência— ela foi recompensada ao
casar com um homem chamado Boaz, tornando-se a bisavó do rei Davi, um dos antepassados diretos de nosso eterno Rei Jesus Cristo.
A passagem a seguir revela o caráter de Rute: Boaz lhe respondeu: “O SENHOR a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa”. Rute 3.10-11
A reputação de Rute deixou bem claro seu caráter e propósito. Ela foi uma mulher excelente em suas decisões e ações. Em consequência disso, Deus tirou-a da posição inferior em que se encontrava e colocou-a em um lugar de honra.
Excelência é uma questão espiritual. Difere de sucesso porque este, em geral, tem a ver com o dinheiro que ganhamos, com o emprego que temos ou com o prestígio que recebemos. Sucesso tem a ver com alcançar um nível que o mundo reconhece como algo coroado de êxito. O sucesso pertence a poucas pessoas, mas a excelência está ao alcance de todos.
A excelência não está relacionada ao seu desempenho em relação aos outros. Está relacionada ao seu desempenho em relação ao seu próprio potencial. Em outras palavras, excelência tem a ver com o destino de Deus para você. Você está avançando progressivamente em direção ao que Deus deseja para sua vida? Está definindo suas decisões, pensamentos e ações pelo padrão de qualidade e autenticidade mais alto que tem a oferecer? Essa é a medida da excelência.
Deus a chamou, da mesma forma que chamou Rute,
para ser uma mulher de qualidades excelentes. Talvez você não imagine que alguém a esteja observando ou, quem sabe, pense que aquilo que faz é muito insignificante em comparação com os valores de nossa cultura. Mas, em algum campo obscuro, enquanto recolhia as sobras de outras pessoas, Rute conquistou uma reputação de mulher de qualidades excelentes. Deus a usou e se agradou do que viu. E também a agraciou diante dos olhos de todos os que a viram.
Paulo diz que tudo em nossa vida deve ser marcado pela excelência: “Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais” (1Ts 4.1).
A excelência deve ser seu objetivo como mulher do reino. Provérbios nos lembra que a mulher exemplar, ou a esposa exemplar, é um tesouro raro do mais alto valor: “Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis”(31.10).
A excelência de Deus deve nos servir de exemplo. “Cantem louvores ao SENHOR, pois ele tem feito coisas gloriosas” (Is 12.5). Excelência é o padrão que você deve almejar por ser filha de Deus, feita à imagem dele.
Tenha em mente que excelência não significa perfeição. Significa fazer tudo o que puder com tudo o que possui naquele momento.
Paulo escreveu uma das passagens mais extraordinárias da Bíblia acerca da perseverança que supera contrariedades e desencorajamento. Paulo, um líder na fé cristã, falou de sua jornada de fé quando escreveu o seguinte: Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. […] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.12-14
Este é o segredo para uma vida como mulher do reino de qualidades excelentes: esquecer o passado e ter uma direção clara. Se quiser ter a vida de uma mulher de qualidades excelentes, você precisa esquecer o ontem. Não importa se foi bom, mau ou feio; se aconteceu ontem, é preciso deixar para trás. Quando você carrega o ontem por mais tempo do que deveria, prejudica o hoje. E, se prejudicar o hoje, estragará o amanhã.
Se alguém deveria sentir-se refém do passado, esse alguém seria Rute. Ela sabia o que era ser jovem e casada, ter alimentos em profusão e viver em uma cultura que a entendia e aceitava. Sabia também o que significa perder o marido e deixara terra natal sem ter nada em seu nome. Mas, se Rute tivesse se concentrado continuamente nos acontecimentos bons e maus de outrora, não teria tido condições de ser excelente no hoje.
Rute foi uma mulher de qualidades excelentes porque se recusou a ser refém do passado. Ela soube perseverar.
Você deve aprender com o passado, mas não deve viver no passado. E, para tirar o ontem do hoje, é preciso fazer o que Paulo disse, ou seja, manter o foco no amanhã: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo”.
Enquanto dirige seu carro, ao ver no espelho retrovisor algo que lhe chama a atenção, você reduz a velocidade. Sua atenção se concentra no que está atrás em vez de se fixar no que está adiante. Em consequência disso, você tira o pé do acelerador e diminui a velocidade. No entanto, quando mantém o foco no que está adiante, você consegue manter o pé firme no acelerador e seguir em frente. Ao fazer isso, o que está atrás se torna cada vez menor até desaparecer totalmente. Você não conseguirá se livrar do ontem se continuar a falar nele o tempo todo; você se livrará de seus efeitos apenas quando seguir em frente.
Deus disse a Israel que tinha um futuro para aquele povo, e que esse futuro seria bom, pleno de leite e mel. Isso significava um futuro abundante. Deus libertou os israelitas do Egito. O Egito, porém, nunca saiu dos israelitas. Eles continuaram a olhar para trás, para o que possuíam. Viveram o ontem. Na verdade, discutiram o ontem por tanto tempo e com tanta frequência que Deus lhes deu mais quarenta anos no deserto, para que pudessem discutir um pouco mais. Por permanecerem escravos do ontem, os israelitas deixaram de ter uma vida excelente. Um espírito excelente é um espírito que avança, cresce, aprende, arrepende-se e aproveita ao máximo o dia que lhe foi concedido.
Um exemplo de mulher excelente
Outro problema que, em geral, interfere no caminho de uma vida excelente ocorre quando vivemos para o ser humano mais que para Deus. Seguimos os parâmetros das pessoas, e não os parâmetros divinos. Trabalhamos para as pessoas que nos rodeiam e para exaltar nossa família, e agimos e fazemos escolhas com base na maneira como as pessoas vão reagir, sem pensar se Deus vai dizer que somos excelentes. É fácil olharmos somente para aquilo que podemos ver, mas Deus vê tudo. Deus vê a tarefa mais insignificante, algo que outras pessoas jamais notariam. Paulo
escreveu: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31).
Insista em ter qualidades excelentes. Não pense no que você pode fazer para ser aceita pelos outros. Não se permita ter pensamentos descuidados. Pergunte a si mesma se Deus está aplaudindo tudo o que você faz. Pense em você da maneira como Deus a vê: como uma mulher destinada a ter qualidades excelentes.
Repetindo, excelência não é perfeição. Ao contrário, a excelência define seu movimento. Você está se movimentando para a frente? Está progredindo para ser mais e mais semelhante a Jesus Cristo? Está investindo no momento em vez de ser prisioneira do ontem ou de estar preocupada com o amanhã? Excelência significa passar para o próximo nível. Aparece mais nas realizações pequenas que nas realizações grandes. É um padrão recorrente, um modo de vida.
Paulo às vezes é criticado por sua visão a respeito das mulheres. Ele não media palavras e não fez muitos amigos com seus escritos sobre o gênero feminino. Mas uma das maiores homenagens que ele apresentou em seus escritos foi dirigida à mulher de qualidades excelentes. No último capítulo de sua admirável carta aos Romanos, Paulo condensou seus pensamentos. E, ao fazer isso, enviou saudações e felicitações àqueles a quem amava. Ele terminou sua declaração conclusiva quando escreveu: “O Deus da paz seja com todos vocês. Amém” (15.33).
Na declaração seguinte, quando começam as saudações de despedida, ele concentrou-se em uma mulher do reino chamada Febe. Há apenas dois versículos a respeito de Febe na Bíblia, mas eles falam muito sobre as virtudes dessa mulher. Febe não está oculta no meio de uma lista de nomes. Paulo a destaca logo no início: Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencreia. Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim.
Romanos16.1-2
A vida virtuosa de Febe, assim como a vida virtuosa de Rute e da mulher de Provérbios 31, deve ser a sua também. É o seu chamado mais sublime como mulher do reino, porque, por meio de uma vida virtuosa, você glorifica a Deus.
Destino completo
Ser excelente é ser mais que um na multidão. É viver de tal forma que você se destaque como especial e única. Assim como Febe exemplificou em sua vida, aquilo que você faz, e como faz, atrai a atenção dos outros para a glória de Deus.
Assim como Rute, suas ações a colocam em condição de manifestar plenamente seu propósito. Você nunca será excelente se viver de acordo com o mundo. A mulher do reino conhece seu valor verdadeiro e reflete como Deus a vê. Ela aplica o padrão de Deus em tudo o que faz.
Pense nisso considerando um grupo menos valorizado em nossa sociedade: os coletores de lixo. Não é um trabalho que poderíamos chamar de trabalho nobre. No entanto, os coletores de lixo de Nova York entraram em greve em 1990 e em 2006.1 De repente, essas pessoas comumente esquecidas e ignoradas tornaram-se as mais importantes da cidade, porque todos entenderam quanto necessitavam delas.
Grande parte do que ocorre na vida da mulher do reino não ocupa as manchetes dos jornais. Grande parte do que você faz nunca recebe agradecimento. As pessoas apenas notam quando você não está presente ou não fez algo. Mas essa realidade não muda sua importância. Você é uma joia rara e preciosa. Como mulher do reino, tem a virtude da excelência, e as pessoas à sua volta precisam de você (embora você não ouça isso tanto quanto gostaria ou deveria).
Sua família precisa de você. Sua igreja precisa de você. Sua comunidade precisa de você. O mundo precisa de você. Como mulher do reino, você foi criada de maneira única para ter uma vida de qualidades excelentes.
Comentários
Postar um comentário